Redes de informática – O que é? Como se Qualificar Para Este Mercado?

Está cogitando a possibilidade de começar a fazer um curso de rede informática, mas está precisando de mais algumas informações sobre essa área? Então não deixe de conferir esse post onde, além de abordar mais afundo essa questão, também iremos dar uma ótima dica de como você pode começar a estudar esse assunto de maneira gratuita. Acompanhe o post até o fim para obter todas nossas dicas.

O Que é Redes de Informática

Está querendo aprender mais sobre redes informática, mas não sabe por onde começar? Então continue nesse post que iremos lhe ajudar nessa questão.

A área de rede informática é uma das que mais cresceram nos últimos anos, tanto em relação ao Brasil quanto no restante do mundo, haja vista que o avanço da tecnologia tem necessitado cada vez mais de profissionais de ponta e qualificados para esse setor. Entretanto, ainda que tenha bastante demanda, não significa dizer que todos os espaços estão ocupados.

Isso acontece porque não é qualquer pessoa que tem o perfil ideal para trabalhar com redes, pois é preciso saber fazer cálculos precisos, gostar de programação, dominar bem o básico da informática e ser fã de tecnologia. Porém, atualmente, nem sempre as habilidades técnicas são fatores decisivos na hora da contratação, pois as empresas podem exigir outros tipos de capacidades.

E, se você se encaixar nesse perfil, irá encontrar um mercado vasto que não se aplica apenas a área da programação e que possui salários atraentes e um estilo de vida bem interessante. Quer saber mais? Confira o que é redes informática e como se qualificar para o mercado. E se você gostar desse conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou com um amigo seu.

Rede Informática

O profissional de rede é qualificado para atuar nos setores de Tecnologia da Informação e estuda apenas dois anos em faculdades, tendo a formação de tecnólogo em Redes Informática ou Tecnólogo em Rede de Computadores. O curso pode ser encontrado tanto em instituições públicas como privadas e tem como grande foco preparar alunos para ingressarem rapidamente no mercado de trabalho.

Além de ser possível escolher entre uma faculdade privada ou não, também há a possibilidade de realizar curso online, o que pode ser ainda mais benéfico para quem tem uma vida corrida mas não quer deixar os estudos para segundo plano. O profissional em Redes pode se qualificar, posteriormente, na área de Ciências da Computação, que abrange com mais foco áreas específicas e mais profundas da tecnologia.

O Que é Redes de Informática

O curso redes de informática é extremamente benéfico, pois abre portas para a pessoa se qualificar em outras áreas.

A profissão de Rede Informática apareceu em meados dos anos 90, quando a internet e a computação começaram a tomar forma e crescer exponencialmente ao longo dos anos posteriores, se tornando hoje uma rede imensa e com necessidade de cada vez mais profissionais preparados para os novos desafios que aparecem todos os dias.

Apesar de conferir ao formando o grau de tecnólogo, é válido informar que ainda assim se trata de um formação de nível superior, cujo tem duração média de, no mínimo, dois anos. Para que você possa ter sucesso nesse curso, é fundamental gostar de tecnologia, cálculo, lógica, programação e planejamento, pois serão assuntos rotineiros na sala de aula.

Mercado precisa de profissionais capacitados

Enquanto muitas áreas profissionais estão sofrendo com um número gigantesco de pessoas, mas poucas oportunidades de trabalho, o setor da tecnologia, em especial da Rede, é algo que nunca satura, precisando sempre de profissional capacitado. Cada dia que passa, mais empresas surgem e precisam de sistemas informatizados rápidos e eficientes, e nesse quesito que o profissional de rede entra para interligá-la e conectá-la com o mundo.

Três celulares android e um computador

Nos dias de hoje muitas empresas precisam de profissionais que estejam constantemente atualizados em relação a tecnologia.

Essa é uma questão do qual é bem visível, haja vista que é nítido perceber que a cada dia que passa os avanços tecnológicos tem se tornado ainda mais significativos, e como consequência, necessita-se de profissionais capacitados. O fato é que o futuro da nossa sociedade está quase que completamente baseada na tecnologia, mas para isso é essencial que haja bons profissionais.

Se por um lado é possível observar várias áreas de emprego que estão saturadas, a área da tecnologia é uma que dificilmente passará por essa situação, uma vez que ela está constantemente se reinventando. Portanto, se você quer apostar em uma profissão que será sempre muito útil para a sociedade como um todo, essa pode ser uma ótima opção.

Salários e estilo de trabalho

O salário médio de um profissional da área de Rede é acima de 1.600 reais, sendo que muitas empresas começam a partir dos R$ 2.000. Esses valores atrativos para quem está começando na carreira são um chamariz e tanto, principalmente quando percebem que o mercado aquecido indica valores acima dos 5.000 reais mensais para profissionais médios.

O Que é Redes de Informática

O salário do profissional em redes de informática é ascendente e, quanto maior for a sua qualificação e experiência, maior será o seu pagamento.

O estilo de trabalho pode ser com funcionário em uma empresa que presta manutenção e implementação de rede ou montar o próprio negócio no setor. Muitos profissionais se dão bem e conseguem manter uma qualidade de vida bem superior da maioria dos profissionais de outras áreas. Mas para ser bem sucedido na profissão, é importante ter algumas qualidades, que é o que falaremos logo a seguir.

Perfil profissional

A área de Redes Informática requer profissionais preparados com conhecimento, mas que também saibam lidar com desafios e, principalmente, saibam como interagir com o público. Claro que existe uma certa variante no perfil que você deve ter, pois depende muito do local onde você pretende trabalhar, mas, no geral, muitas empresa buscam uma pessoa com traços de personalidade bem definidas.

Consultor de T.I de óculos e terno em frente a um computador

O perfil de um profissional da tecnologia é muito bem delimitado, mas ele sofre algumas alterações dependendo de em qual área você quer atuar.

Ser comunicativo, pró-ativo, calmo e estratégico, além de uma mentalidade analítica e ser uma pessoa cuidadosa, são alguns dos pontos da personalidade do profissional em redes informática que trarão sucesso nessa área e o perfil que o mercado está exigindo. Empenhe-se em ser um profissional completo em todos esses requisitos.

Além de tudo isso, é importante você sair da formação apto a conceber, implementar, gerenciar e cuidar da manutenção de redes de servidores e computadores, bem como saber fazer gestão de redes e controlar os níveis de acesso dos usuários com segurança por exemplo. Fora isso, uma boa dica é você sempre exercer o lado empreendedor, principalmente se você tem pretensão de montar o próprio negócio.

Faça um curso online gratuito de redes informática

Você viu que o mercado desse setor é muito desejado e vantajoso, por isso, quem aposta nele hoje, pode ter uma tranquilidade financeira e profissional nos próximos anos e emprego para toda vida, uma vez que se trata de uma profissão atemporal, e hoje em dia é muito difícil encontrar um emprego que tenha tantos pontos positivos como esse.

O Que é Redes de Informática

Investir nesse curso é uma ótima opção, tanto por conta do salário quanto pela forma de trabalho.

Mas, para isso, é preciso obter conhecimento, e só um bom curso te dará o norte que você precisa na área para conquistar o sucesso. Uma boa dia para você que quer investir nesse ensino é fazer o curso gratuito e online de Redes Informática na FBV Cursos, pois lá você consegue obter um certificado reconhecido em todo país, o que abrirá muitas portas no futuro.

Tenha sempre em mente que você tem a possibilidade de escolher a modalidade de ensino, mas se optar pelo modo EAD, é fundamental procurar um curso à distância certificado pelo MEC, pois somente eles irão lhe garantir que todo o aprendizado é válido e, dessa forma, o seu diploma será aceito em todo o território nacional.

O post termina por aqui, mas esperamos que você tenha gostado desse post. Se ele foi útil para você, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou com um amigo que se interesse por essa área de curso! E não deixe de acessar a FBV Cursos e matricular-se gratuitamente em Redes Informática!